Curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil

Prefeitura Municipal de Padre Paraíso.

No último dia 13 do Mês de março do decorrente ano a Diretoria de Proteção e Defesa Civil composta pelo Coordenador Robson Gomes e o Engenheiro Civil do Município de Padre Paraíso Álvaro Kaíque participaram de um Treinamento na Cidade de Poços de Caldas região Sul de Minas Gerais. Onde 61 agentes de Proteção e Defesa Civil concluíram, na data de (15/03), o Curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, oferecido pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tendo a parceria da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. Foram 24 horas de aulas teóricas na sede da do Teatro da Urca, em Poços de Caldas, Território Sul.
A finalidade principal do curso é a conscientização e mobilização das pessoas para praticar ações voltadas à minimização dos efeitos provocados por desastres naturais, tais como inundações, alagamentos, deslizamentos, vendavais, estiagem, seca, e também tecnológicos, como, por exemplo, envolvendo substâncias radioativas, contaminação de água e outros que possam afetar gravemente todo o meio ambiente.
O treinamento teve a duração de 03 (três)dias e teve em sua grade modular de disciplinas com aulas direcionadas á: Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil, Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, Instalação e Operacionalização da Compdec, Mapeamento de Área de Risco, Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas (módulo realizado pela Feam), Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas (módulo realizado pela Feam), Plano Estadual de Combate à Dengue (módulo realizado pela SES-MG), Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas (módulo realizado pela IEF), Plano de Contingência, Gestão de recursos naturais para redução do risco de desastres (módulo realizado pela Feam), Abrigo Temporário: APP SIPDEC, Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme, Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID), Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.

PADRE PARAÍSO DE VOLTA AO TRABALHO!
ADM.: 2017/2020