Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio Setembro Amarelo

Secretaria Municipal de Saúde

Há 15 anos, o 10 de setembro – e por consequência o mês todo, chamado Setembro Amarelo – é lembrado como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. É importante discutir o tema a nível de conscientização, reflexão, estudos e prevenção aos fatores que levam ao suicídio.
Tendo em vista que tirar a própria vida é uma decisão extrema para fugir do que é considerado um problema sem solução, a melhor forma de evitá-lo é detectar quando a possibilidade existe e agir a tempo. É importante que a sociedade como um todo, família, amigos, escola e grupos de trabalho, esteja atenta aos menores sinais, disposta e preparada para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento que a trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir. Na quarta feira, dia 26 de setembro, a assistente social Jôsdete Lima e a psicóloga Karine Quintino, conversaram sobre o assunto com alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais, Professor José Monteiro Fonseca e Presidente João Pinheiro. O Setembro Amarelo é uma campanha iniciada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) que pretende dar mais visibilidade e orientar a maior quantidade possível de pessoas sobre a importância de falar sobre o suicídio. O evento foi realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal de Padre Paraíso e escolas supracitadas.